ESBOÇO DE PREGAÇÃO - HISTORIAS DE UM COPEIRO SOBRE UM SONHADOR


Autor: Pastor Agnaldo Reis

INTRODUÇÃO: em uma masmorra do Egíto Três homens estão presos por motivos diferentes, um copeiro, um padeiro e um agricultor; o padeiro e o copeiro tiveram problemas com o Faraó, porem o agricultor teria sido acusado injustamente de atentado violento ao pudor(estupro). um dia o jovem agricultor percebe que o padeiro e o copeiro estão angustiados, e lhes pergunta: o que está angustiando vocês? os dois em uma só voz respondem, tivemos um sonho muito estranho, o jovem agricultor então demonstra uma habilidade até então desconhecida pelos seus dois companheiros de prisão, a habilidade de interpretar sonhos.
Da forma como o agricultor descreveu os acontecimentos futuros, assim viera a acontecer, o padeiro fora sentenciado a morte, e o copeiro reempossado em seu cargo.
Não sei se posso assim dizer, mas o que parece ou pelo menos o que já ouvi alguns dizerem, neste momento em uma breve demonstração de falta de fé no que Deus já havia reservado, o agricultor pede para que o copeiro se lembre dele e assim que tiver uma oportunidade, o tire daquele prisão!
o tempo passou, se o copeiro teve oportunidades ele não as usou, ou quem sabe usou a oportunidade que tivera em beneficio propio, pois é bem do ser humano, estar sempre disposto a tudo, para resolver seu problemas, mas na hora em que o problemas é dos outros sua disposição cai a zero.

porem o tempo passará, tudo vai bem no Egito, as previsões para os próximos anos são boas, o temo será bom, serão tempo de farturas, até que farão tem um sonho aterrador, e seus dias viriam a ser dia angustiosos, por não saber o que significavam esses sonhos, tendo porem em suas mão o poder sobre profetas e magos egípcios, Faráo da ordem para que magos e profetas tragam o discernimento de seu sonho, as tentativas frustradas de
discernimento se prolonga por vario dias, até que acaba-se os profetas e magos, enquanto este senario se desenrola, o copeiro neste momento já está sendo cobrado pela sua consciencia que o faz lembrar-se do jovem agricultor que deixara esquecido na masmorra, de um subito o copeiro pede a palavra, e diz: eu conheço um que pode revelar o futuro, e discernir seus sonhos, Faraó já descrente em profetas e magos, pede ao copeiro que conte a historia de quem ele estava falando, e então ele julgaria traria a sua presença esse tal moço, ou se seria uma perda de tempo, e assim seguiria sua rotina sem entender o que sonhara.
O copeiro pede permissão para sentar-se, e fecha por um segundo seu olhos pensando por onde começar a historia do jovem agricultor, resolve então começar pelo começo, fitando os olhos em Faraó, ele diz, vou começar pela historia da túnica colorida.

I) A HISTORIA DA TÚNICA COLORIDA

1-UM JOVEM DESACREDITADO
José, por ser o mais novo, e segundo se afirma, o preferido de seu pai, se tornou um jovem mimado, e por isso desacreditado e desrespeitado pelos seus irmãos.

2-SUPER PROTEGIDO
Jacó comete um erro comum, o de super proteger seu filho, demonstrando assim ter José como seu protegido, e isso fica evidente, quando faz para ele uma "túnica coloria de mangas talares, e segundo Flafio Josefo, Historiador Judeu, essa túnica colorida foi dada a José para o empossa-lo como gerente da fazenda de seu pai, fato este que teria deixado José mas desrespeitado ainda por seus irmãos, que passaram a odiá-lo.
Conta-se a historia de uma criança, que ao ver uma borboleta tentando romper seu casulo, para se ver livre, ele resolveu ajuda-la, rompendo assim aquele casulo, mas assim fazendo reparou que a borboleta não conseguia voar, como as outras borboletas, procurando saber o motivo, seu professor lhe explicou: a força que a borboleta faz para sair do casulo, e o que a torna forte o suficiente para poder voar.

II) A HISTORIA DOS SONHOS
1-O PONTO DE PARTIDA
O homem que deixou de sonhar, com certeza deixou também de viver.

2-INIMIGOS DOS SONHOS
Algo que chama muita tenção na historia deste jovem, e que ele não sabia o que os sonhos queriam dizer, quem lhe ensinou a discernir seus sonhos foi seus irmãos, que a esta altura ja eram seus inimigos; o que nos leva a glorificar a Deus, pois enquanto mais inimigos nos tiver-mos mas cresceremos, e desenvolveremos os dons de Deus que temos, mas que por muitas vezes só percebemos quando temos inimigos de nossos sonhos.
Trinta e oito anos no tanque de Betésda, fizeram que o "homem do tanque" deseja-se ter ao menos um inimigo, ao seu lado para lançar um deficiente dentro de uma tanque com águas agitadas (ou correntes).

III) A HISTORIA DA TRAIÇÃO
1-IRMÃOS QUE VIRAM INIMIGOS
José assenta-se a mesa com seu pais e seus irmãos, e levanta-se dela, deixando seus pais se seus inimigos, porem acredito que aquele jovem na sua ingenuidade, não consegui ver que mesmo no descrédito de seus irmãos em relação a ele, eles já tinham se tornado seus inimigos.

2-A PERDA DA IDENTIDADE
Aquele que tanto amou e que errou apenas tentando ajudar, agora chama seu menino, e envia-o para os braços de seus inimigos, e quando José acorda da sua ingenuidade, ele não está mais sendo chamado pelo seu nome, pois é chamado apenas de o escravo numero "tal", o servo numero tal, e o prisioneiro numero tal.

3-SE DESCOBRINDO QUANDO NÃO É MAIS NINGUÉM
José precisou perder tudo, protecção, abrigo, e identidade para se saber qual é de fato a sua identidade, pois agora no calabouço do Egito, diante de um copeiro e um padeiro, tendo sua historia de partida relembrada e revivida quando "dois" sonhos estão diante dele, porem neste momento de relembrança, ele não tem mais a que perguntar o que queria dizer, porem agora sabendo quem ele era, ele diz: podem me contar seus sonhos, pois eu os darei os seus discernimentos, pois "agora eu sei quem eu sou"

IV) A HISTORIA DE UMA NOVA HISTORIA
1-UM MOMENTO DE FRAQUEZA
Mesmo sabendo quem ele era, ainda precisava saber quem era Deus para ele, e por um momento sua fé em Deus a transferida para o homem, quando ele pede: quando saíres lembra-te de mim, e me tires daqui.
Quem pode julgar este jovem, por ter por um momento transferido a fé em Deus para os braços do Homem, mesmo conhecendo o alerta, que afirma que maldito será o homem que confia no homem " o que transferi a Fé em Deus para o braço do homem' ?

2-UM MOMENTO DE EGOÍSMO
O copeiro sai da prisão da forma que José tinha afirmado que aconteceria, deixando a promessa que o tiraria daquela masmorra, porem os dias passam e as oportunidades são a cada dia sendo perdidas pelo copeiro, afinal de contas o problema não era com ele, e normalmente, o ser humano tem uma facilidade, em adiar as preocupação com terceiros. Fico tentando imaginar quantas vezes este copeiro teve oportunidade de pedir a Faraó para libertar o moço que ele havia deixado na prisão, porem ao contrario disso, ele não podia perder a oportunidade de ser beneficiado, ou de trazer algum beneficio para sua casa e sua família, então aproveita bem a oportunidade ao seu propio favor.

3-O COMEÇO DE UMA NOVA HISTORIA
Voltamos a esta altura ao inicio da nossa Historia, o copeiro consegue convencer que uma pessoa com uma Historia dessas só poderia ser alguém diferente, mandando o resgatar da prisão, José é tirado da prisão, e preparado para se apresentar diante de Faraó, porem sente momento imagino a quanta pressão José está sendo submetido, imagino soldados que não sabiam quem era aquele homem, porem o pressionavam ainda mais, afirmavam: todos os profetas e magos não puderam discernir os sonhos de Faraó, e por que ele imaginava poder o fazer, porem agora sabendo que ele era José é apresentado a Faráo confiante em si e principalmente em Deus, isso fica claro quando ao ser questionado sobre sua capacidade, ele afirma: isso não está em mim, o que Jeová me dar eu entregarei.

4-O RESGATE DA IDENTIDADE
José deveria apenas, discernir o sonho de Faraó, e era apenas isso que Faraó esperava, e a grande surpresa, foi que José foi muito alem, ele não apenas discerniu o sonho, como também

mostrou o que o Egito deveria Fazer para evitar maiores problemas que poderiam ocorrer nos próximos anos.
Faraó impressionado com o moço que estava diante dele, se pergunta e pergunta ao povo onde poderiam achar um homem como aquele, em quem está o espírito divino?
No ponto alto de nossa Historia, acredito eu, Faraó faz uma pergunta inevitável, que já há anos não era feita por ninguém: Qual é o seu nome? após a resposta do moço que agora volta a ser chamada de José, Faraó lhe diz: Eu a partir de hoje vou te chamar de Zafenate Panéia (aquele que conhece coisas ocultas).

5-A RESTITUIÇÃO
Faraóagora conhecedor da historia de José, manda que lhe traga uma nova túnica, agora não mais uma túnica colorida que lhe deu apenas inimigos, agora ele é vestido de uma túnica real, que dá autoridade e respeito em toda a nação e nações vizinhas, põe em seu dedo um anel real, que poderia selar, qualquer decreto, o põe em seu segundo carro, e anuncia que este moço teria abaixo dele autoridade sobre toda a nação

6-O SONHOS SE CUMPRE
José agora governador do Egito, tem diante dele seus irmãos, e ex inimigos ajoelhados no chão, o que lha traz novamente o sonho que ele já deveria ter esquecido, e acredito eu Deus em seu coração diz: EU PEGO O HOMEM DESACREDITADO E O FAÇO ASSENTAR-SE COM OS PRÍNCIPES


CONCLUSÃO
A historia de José, por mais conhecida que seja, nunca deixa de impressionar, pelo valor que ela afirma que tem um sonho,, e por mais que as lutas venham sobre nossas vidas, por mais que perda-mos por um tempo nossa identidade, e por mais que sejamos desacreditados, um dia nosso sonhos nos levarão a um lugar de honra!

DEUS ABENÇOE A TODOS!




mensagem nova no canal