UTILIDADE PÚBLICA-

Novembro Azul
 é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes, símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque. Desde o início a campanha nacional de combate ao câncer de próstata vem superando todas as expectativas. Em 2014, o Instituto realizou foram 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas. Até na Times Square a campanha chegou. Toda essa iniciativa fez com que, hoje, acampanha já faça parte do calendário nacional de campanhas de prevenção no Brasil.

Na verdade, novembro azul é mais tradicionalmente dedicado ao diabetes mellitus. Em 14 de Novembro, data do nascimento do Dr. Banting, descobridor da insulina, comemora-se o dia mundial do diabetes (a data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes - IDF e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1991, e conta com o reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que em dezembro de 2006 assinou uma Resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica e de alto custo mundial), e no mundo inteiro, ações são desenvolvidas para que o diabetes seja mais divulgado, seus modos de prevenção, diagnostico precoce e manejos. Em muitos locais do mundo, instituições são iluminadas de azul, caminhadas são propostas, ações em ruas movimentadas, etc.

Há também o agosto azul, mês dedicado à prevenção das causas gerais de mortes masculinas, incluindo a violência urbana com mortes por armas de fogo e armas brancas, mortes no trânsito, câncer de próstata, etc, mas sem menção ao diabetes. Portanto, classicamente, novembro azul é o movimento mundial para o diabetes. a IDF- Federação Internacional de Diabetes estima que haverá 410 milhões de diabéticos em 2025, hoje há mais de 230 milhões de diabéticos, uma doença que traz inúmeras complicações, mortes cardiovasculares, incapacitações e amputações, cegueira, etc.

fonte: WIKIPEDIA



OUTUBRO ROSA
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.


Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc.


A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.


A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo


fonte: OUTUBROROSA.ORG


DIA 21 DE MARÇO 
"DIA MUNDIAL DA SIMDROME DE DAWN"
Diversas ações educativas são realizadas em todo o Brasil nesta quarta-feira (21), em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais no par 21. Atualmente, a data ganha boa notícia – com os avanços da medicina, a expectativa de vida dos portadores da modificação genética subiu de cerca de 15 anos, em 1947, para 70. Os dados são da Santa Casa de São Paulo.

No Congresso, o tema será abordado durante todo o dia. Segundo dados do Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), o número de casos no país supera os 300 mil. A Síndrome de Down pode atingir um entre 800 ou 1000 recém-nascidos. A variação deve-se ao fato de a incidência do distúrbio aumentar em filhos de mulheres mais velhas.

SIMDROME DE DAWN
Síndrome de Down ou Trissomia do cromossoma 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra total ou parcialmente.

Recebe o nome em homenagem a John Langdon Down, médico britânico que descreveu a síndrome em 1862.[1] A sua causa genética foi descoberta em 1958 pelo professor Jérôme Lejeune.[2], que descobriu uma cópia extra do cromossoma 21.[3].

A síndrome é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal[4]. Geralmente a síndrome de Down está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial. A síndrome de Down é geralmente identificada no nascimento.

Pessoas com síndrome de Down podem ter uma habilidade cognitiva abaixo da média, geralmente variando de retardo mental leve a moderado. Um pequeno número de afetados possui retardo mental profundo. É o distúrbio genético mais comum, estimado em 1 a cada 800 ou 1000 nascimentos.

Muitas das características comuns da síndrome de Down também estão presentes em pessoas com um padrão cromossômico normal. Elas incluem a prega palmar transversa (uma única prega na palma da mão, em vez de duas), olhos com formas diferenciadas devido às pregas nas pálpebras, membros pequenos, tônus muscular pobre e língua protrusa. Os afetados pela síndrome de Down possuem maior risco de sofrer defeitos cardíacos congênitos, doença do refluxo gastroesofágico, otites recorrentes, apneia de sono obstrutiva e disfunções da glândula tireóide.

A síndrome de Down é um evento genético natural e universal, estando presente em todas as raças e classes sociais.

CARACTERÍSTICAS
Uma pessoa com a síndrome pode apresentar todas ou algumas das seguintes condições físicas: olhos amendoados, uma prega palmar transversal única (também conhecida como prega simiesca), dedos curtinhos, fissuras palpebrais oblíquas, ponte nasal achatada, língua protrusa (devido à pequena cavidade oral), pescoço curto, pontos brancos nas íris conhecidos como manchas de Brushfield[5], uma flexibilidade excessiva nas articulações, defeitos cardíacos congênitos, espaço excessivo entre o hálux e o segundo dedo do pé.

Apesar da aparência às vezes comum entre pessoas com síndrome de Down, é preciso lembrar que o que caracteriza realmente o indivíduo é a sua carga genética familiar, que faz com que ele seja parecido com seus pais e irmãos.

As crianças com síndrome de Down encontram-se em desvantagem em níveis variáveis face a crianças sem a síndrome, já que a maioria dos indivíduos com síndrome de Down possuem retardo mental de leve (QI 50-70) a moderado (QI 35-50),[6] com os escores do QI de crianças possuindo síndrome de Down do tipo mosaico tipicamente 10-30 pontos maiores.[7] Além disso, indivíduos com síndrome de Down podem ter sérias anomalias afetando qualquer sistema corporal.

Outra característica frequente é a microcefalia, um reduzido peso e tamanho do cérebro. O progresso na aprendizagem é também tipicamente afectado por doenças e deficiências motoras, como doenças infecciosas recorrentes, problemas no coração, problemas na visão (miopia, astigmatismo ou estrabismo) e na audição. A redução no QI é frequente, sendo que é raramente superior a 60.

CAUSAS
A presença de três cromossomas 21 no cariótipo é o sinal da síndrome de Down por trissomia 21. Este cariótipo mostra uma síndrome de Down adquirida por não-disjunção.
Cariótipo de uma pessoa com síndrome de Down causada por uma translocação Robertsoniana

A síndrome de Down poderá ter quatro origens possíveis. Das doenças congénitas que afectam a capacidade intelectual, a síndrome de Down é a mais prevalecente e melhor estudada. Esta síndrome engloba várias alterações genéticas das quais a trissomia do cromossoma 21 é a mais frequente (95% dos casos). A trissomia 21 é a presença duma terceira cópia do cromossoma 21 nas células dos indivíduos afectados. Outras desordens desta síndrome incluem a duplicação do mesmo conjunto de genes (p.e., translações do cromossoma 21). Dependendo da efectiva etiologia, a dificuldade na aprendizagem pode variar de mediana para grave.

Os efeitos da cópia extra variam muito de indivíduo para indivíduo, dependendo da extensão da cópia extra, do background genético, de factores ambientais, e de probabilidades. A síndrome de Down pode ocorrer em todas as populações humanas, e efeitos análogos foram encontrados em outras espécies como chimpanzés e ratos.

FONTES:
WIKIPEDIA
JORNAL DO BRASIL


NOVAS NOTAS DE REAL
O que mudou nas notas, o qual são as mudanças de segurança.
1-MARCA D'ÁGUA: segurando a nota contra a luz você observa na área clara a figura do animal e numero da nota 100 ou 50
2-ALTO RELEVO: pelo tato você pode sentir o relevo em algumas áreas da nota
3-FAIXA OLOGRAFICA: ao movimentar a nota você pode notar algumas figuras desta faixa que se modificam de acordo com o movimento
4-NUMERO ESCONDIDO: ao colocar a nota na altura dos olhos em lugar iluminado, você pode ver o numero referente a nota aparecer no local indicado 50 ou 100









PERIGO NA INTERNET
Em Salvador, duas adolescentes foram mortas depois de trocar várias mensagens pela internet e fugir de casa. Em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, uma menina de 13 anos está desaparecida.

Com as facilidades de nossos tempos em ter acesso a intenet, não apenas em computadores de casa (PC), mas também em inúmeros outros equipamentos, celulares, vídeo games, televisores etc.. os perigos que essas facilidade trazem tem estado a cada dia mais presente em nossas famílias, escolas e comunidades, governos, empresas....
Ate alguns anos atras estes perigos estavam bem distantes, porem a cada dia que se passa o que se percebe que estes perigos são a cada dia mais reais para crianças e jovens na utilização da Internet.
De acordo com um relatório de um programa piloto financiado pela Comissão Europeia em 1999, em seu Plano de Ação Para a Utilização Segura da Internet, as preocupações com os perigos associados à utilização da Internet por crianças e jovens, são bem reais e podem ser agrupados em três categorias:

CONTEÚDOS IMPRÓPIOS
legais ou ilegais, tais como a pornografia, pornografia infantil, violência, ódio, racismo e outros ideais extremistas, estão facilmente disponíveis a crianças e jovens através de uma grande variedade de dispositivos. Para além de poderem ser inadequados e prejudiciais a um desenvolvimento harmonioso, podem mesmo ofender os padrões e valores segundo os quais pretende educar os seus filhos ou educandos.
CONTATOS
Contactos potenciais por parte de pessoas mal intencionadas, que usam o email, salas de chat, instant messaging, fóruns, grupos de discussão, jogos online e telemóveis para ganharem acesso fácil a crianças e jovens e que poderão desejar fazer-lhes mal e enganá-las, representam uma verdadeira ameaça.
COMERCIO
Práticas comerciais e publicitárias não-éticas que, não distinguindo a informação da publicidade, podem enganar crianças e jovens, promover a recolha de informações que violam a sua privacidade e promover a venda directa a crianças, atraindo-as a fazerem compras não autorizadas.
Alguns anos se passaram, porem e a estas três categorias, pode -se adicionar ainda:
COMPORTAMENTOS
Comportamentos irresponsáveis ou compulsivos que, aliados ao uso excessivo da tecnologia, podem resultar na redução da sociabilidade e do aproveitamento escolar, podendo mesmo conduzir à dependência. De facto, a American Psychological Association tem vindo a alertar para o facto de que é possível que crianças, jovens e adultos podem tornar-se psicologicamente dependentes da Internet (IAD - Internet Addiction Disorder) e que esta perturbação se pode dar com outras tecnologias como é o caso dos jogos vídeo (online e offline).
VEJA ESTA PESQUISA E SEUS NÚMEROS
8% dos menores revela seu correio eletrônico para qualquer pessoa e mais de 5% já foi assediado por uma pessoa conhecido
41% das crianças e adolescentes acessa a Internet de maneira diária e interdiária.
89% preferem ingressar na rede através de uma cabine pública, mas com privacidade.
76,2% acessam a Internet sem a supervisão de um adulto
21,2% têm algum tipo de controle familiar
64,4% navegam de uma a duas horas por dia
55%, navegam pela rede com o objetivo de bater papo
41,6% para jogar,
27,2% para buscar informações
24,1% para revisar seu correio eletrônico
20,2% para estudar.
12,3% já foi a um encontro com uma pessoa conhecida através do bate-papo.
5,5% afirmam foram vítimas de assédio através de mensagens enviadas para seus correios eletrônicos
66,7% conversa pelo bate-papo
30,5% das crianças e adolescentes assinala que têm acesso a material pornográfico, e deste grupo, 92,9%
fizeram através de uma cabine pública
50,6% dos entrevistados eram mulheres, a maioria tinha entre 11 e 14 anos
32% é de nível sócio-econômico baixo inferior.
12,6% conecta-se ao Messenger para conhecer outras pessoas.
91,1% têm correio eletrônico
53,6% explicam que revelam seu correio a qualquer usuário para ter mais contatos.
14,4% afirmam que fornecem seu telefone para qualquer pessoa que peça
4,7% revelam que as crianças de sua idade preferem páginas sobre sexo na Internet
30,9% já viram páginas pornográficas, sendo que
68% já receberam material pornográfico em seu correio
15,3% guardam para ensinar aos amigos.

Os Programas de Bloqueio e Filtragem Resolvem?
Algum tempo atraz eu (Pastor Agnaldo Reis) Acreditava serem eficientes todos os controladores de conteúdo oferecidos pela propia internet, porem com um pouco mais de intimidade com a Internet, hoje já não acho que estes, se não estiverem aliados a outros comportamentos, realmente não servirão para muita coisa, hora visto que uma pessoa inteligente em poucos minutos depois de uma pesquisa, que não necessitará ser muito intensa, pode com facilidade conseguir em muitos sites ou fóruns, explicações de como se burlar inúmeros software,s (controladores de conteúdo), e em segundo lugar, e mais importante, os maiores perigos oferecidos a crianças, jovens e adolescentes, nao está no conteúdo de sites, pornagraficos, racistas, homofóbicos...(quando digo perigo neste caso me refiro a perigos físicos "sequestros, assassinatos, violência sexual..., pois é obivio que conteúdos impropios oferecem perigos, porem são diferentes do que me refiro agora), os maiores perigos oferecidos na internet ao meu ver, não podem ser bloqueados, pois não podem ser medidos por software's, estes perigos são oferecidos em sites de relacionamento, pois relacionamentos, conversas, encontros marcados, elogios... não poder ser medidos por software's.
Porem existe um software, que é infalível, não pode ser de forma alguma burlado, nada passa por ele sem ser notado.
Que software é esse?
Resposta: R.P.F ( RELACIONAMENTO PAIS E FILHOS )
E interessante repensar-mos no em nosso relacionamento com nossos filhos, que estão e estarão a cada dia mais envolvidos (para o bem deles) no mundo virtual.
Observando algumas matérias, em especial o vídeo da reportagem do Jornal Hoje exibida em 22/11/2010 (VER O VÍDEO ABAIXO), e
interessante observar que na maioria dos casos de mortes, sequestros e abusos relacionados a Internet, o pais não tinham nenhuma noção, com quem seu filhos se relacionavam, em que sites eram cadastrados, que tipo de conteúdo divulgavam na Internet ou adquiriam... na maioria dos casos os pais eram totalmente alheios ao que seus filhos faziam no mundo virtual.
E bem verdade que a noção que os tempos modernos passam do que é liberdade esta um pouco distorcida, o que faz com que pais muitas vezes se tornem distantes e negligentes por acharem que estão fazendo esta certo dando aos seus filhos uma liberdade desmedida, e que por ser desmedida se torna desastrosa, pois dia que não quer interferir na privacidade de seus filhos.

Observe ainda que o software R.P.F, e diferente de outros oferecidos, conhecidos como ESPIÕES, no R.P.F não se espiona, não invade a privacidade, pois para o R.P.F as portas estarão sempre abertas, e só se invade, aquilo que não esta aberto.


VEJA ALGUMAS DICAS DE ESPECIALISTAS
PC NA SALA
“A criança tem um acesso a um computador que está no quarto, que é dela, onde pode fechar a porta e ter privacidade. Esse tipo de comportamento permite que ela se isole, e fica mais difícil para a família saber o que está acontecendo”, afirma Matias. O conselho é deixar o PC na sala, mas sem deixar de monitorar a navegação.
PORTAS ABERTAS
Cléo Fante é pioneira nos estudos sobre o assédio feito pela internet. Para a educadora, o desfecho do ataque virtual acaba indo para o mundo real: no caso de crianças e adolescentes, geralmente esse ambiente é a escola.“Quando os jovens não são orientados pela família ou a escola, acabam gerando a violência”, diz. Para Fante, as instituições de ensino deveriam orientar os alunos para os perigos na internet. É a falta de direcionamento aos estudantes na prevenção é que permite que se exponham aos riscos.
A prevenção é a melhor forma de ajudar. É preciso prestar atenção ao comportamento das crianças e adolescentes, que costumam ficar mais introspectivos e agressivos , é também necessário ficar de olho em atitudes egoístas, violentas e que trazem um sentimento de superioridade.






MULTA DE TRANSITO

MAIS UMA DAQUELAS QUE NINGUEM FALA

No caso de multa por infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa. É só ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no Art. 267 do CTB. Levar Xerox da carteira de motorista e a notificação da multa. Em 30 dias você recebe pelo correio a advertência por escrito. Perde os pontos, mas não paga nada.

Código de Trânsito Brasileiro

Art. 267 - Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa.





USE CINTO DE SEGURANÇA


O Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 65, assim se expressa "É obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo CONTRAN".

É uma medida simples, porém, hábil a diminuir a quantidade de mortes no trânsito.

Muitos condutores esquecem que os passageiros que estão no banco traseiro de veículos devem usar o cinto de segurança.

O condutor que deixar de utilizar o cinto de segurança ou permitir que o passageiro não utilize o referido cinto, comete uma infração de natureza grave, com penalidade de multa R$ 127,69 (cento e vinte e sete reais e sessenta e nove centavos), tendo como medida administrativa a retenção do veículo até a colocação do cinto pelo infrator.

Lembrando ainda que o uso do cinto de segurança pode ser desconfortável, mas com certeza em caso de acidente poderá diminuir as conseqüências das lesões ou até mesmo salvar a vida.







Transportar crianças com segurança é lei
Crianças precisam ser transportadas com os dispositivos adequados, que devem ser utilizados sempre no banco traseiro.

Saiba qual equipamento de segurança usar na hora de transportar a criança





DA MATERNIDADE A 1 ANO

Bebê-conforto no banco de trás, no sentido contrário do motorista.
Desde a saída da maternidade até completar um ano, a criança deve ser colocada no dispositivo chamado bebê-conforto durante o transporte de carro, mesmo que seja apenas até a esquina. Mesmo em curtas distâncias não se pode deixar de proteger os pequenos. Lembre-se de observar, além da idade, o peso e altura indicados nas instruções contidas no manual de equipamentos.

O bebê-conforto deve ser colocado no banco de trás, voltado para o vidro traseiro e de costas para o sentido do trânsito. O equipamento deve ficar levemente inclinado formando um ângulo de 45° aproximadamente, deixando a cabeça, o pescoço e a coluna do bebê alinhados. Em caso de colisão, o bebê-conforto instalado corretamente funcionará como uma concha protetora que irá absorver a força do impacto.


DE 1 A 4 ANOS
Cadeirinha no banco de trás.
Ao completar 1 ano a criança já pode passar para a cadeirinha, como é chamado o dispositivo de retenção indicado para crianças entre 1 e 4 anos de idade. Além da idade, você também deve verificar o peso e a altura indicados nas instruções do manual da cadeirinha.

A cadeirinha deve ser colocada no banco de trás, voltada para frente. Certifique-se que o dispositivo está instalado corretamente de acordo com as instruções de seu manual. O cinto da cadeirinha deve passar pelos ombros e quadril da criança. O cinto nunca deve ficar sobre partes mais frágeis, como barriga e pescoço.

DE 4 A 7 ANOS

Assento de elevação no banco de trás.
Crianças com quatro anos de idade devem andar no banco de trás do carro usando o assento de elevação (boosters). É importante verificar se a criança, além da idade, está de acordo com a altura e o peso indicados no manual do equipamento. Nesta idade, o cinto de segurança de três pontos do carro já pode ser usado passando pelo peito e coxa da criança. Nunca deixe que a criança deite esticando o cinto ou passe por debaixo do braço ou pelo pescoço. O cinto de segurança só é seguro quando usado de forma correta.

DE 7 ANOS E MEIO A 10 ANOS

Cinto de segurança no banco de trás.
A partir de 7 anos e meio de idade, a criança não precisa mais do assento de elevação. Ela deve utilizar apenas o cinto de segurança, mas ainda no deve ser levada no banco de trás. Além da idade, é necessário verificar o peso, altura e a idade indicados no manual de instruções do veículo para o uso do cinto de segurança. Certifique-se que a criança está usando o cinto de forma adequada, passando pelo peito (faixa transvessal) e coxas (faixa abdominal). Somente crianças maiores de 10 anos de idade podem ser transportadas no banco dianteiro.

Alguns veículos não possuem banco traseiro. Excepcionalmente, e só nestes casos, você poderá transportar crianças menores de 10 anos no banco dianteiro, utilizando o cinto de segurança. De acordo com a idade, elas deverão ser colocadas nos equipamentos apropriados, com a utilização do cinto de segurança. Se o veículo tiver “air bag” para o passageiro, é necessário que você o desligue, enquanto estiver transportando a criança.









ACESSO A BANCOS ONLINE

Pesquisas realizadas recentemente demonstram que o Brasil é um dos países que mais recebem ataques de hackers, com o intuito de fraudar usuários da internet,
principalmente aqueles que acessam com freqüência sites de bancos. Por isso, quando for fazer uso dos serviços bancários pela internet, siga as 3 dicas abaixo para verificar a autenticidade do site (talvez você possa acrescentar uma outra dica...):

1 - Minimize a página: se o teclado virtual for minimizado também, está correto,
no entanto, se ele permanecer na tela sem minimizar, é pirata! Não tecle nada.

2 - Sempre que entrar no site do banco, digite sua senha ERRADA na primeira vez . Se aparecer uma mensagem de erro significa que site é realmente de banco, porque o sistema tem como checar a senha digitada. Mas se digitar a senha errada e não acusar erro é mau sinal. Sites piratas não tem como conferir a informação, o objetivo é apenas capturar a senha.

3 - Sempre que entrar no site do banco, verifique se no rodapé da página parece
o ícone de um cadeado. Clique 2 vezes sobre esse ícone e uma pequena janela
com informações sobre a autenticidade do site deve aparecer. Em alguns sites
piratas o cadeado pode até aparecer, mas será apenas uma imagem e ao clicar
2 vezes sobre ele, nada irá acontecer.

*Os 3 pequenos procedimentos acima são simples*, mas garantirão que você jamais seja vítima de fraude virtual.






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